1.5.12

órgão oco



"O coração é um órgão muscular oco que se localiza no meio do peito, sob o osso esterno, ligeiramente deslocado para a esquerda. Em uma pessoa adulta, tem o tamanho aproximado de um punho fechado e pesa cerca de 400 gramas. O coração humano, como o dos demais mamíferos, apresenta quatro cavidades: duas superiores, denominadas átrios (ou aurículas) e duas inferiores, denominadas ventrículos. O átrio direito comunica-se com o ventrículo direito através da válvula tricúspide. O átrio esquerdo, por sua vez, comunica-se com o ventrículo esquerdo através da válvula bicúspide ou mitral.A função das válvulas cardíacas é garantir que o sangue siga uma única direção, sempre dos átrios para os ventrículos." #wikipedianeversaves

não, eu não estou estudando anatomia. embora seja muito mais interessante e minha vida acadêmica estaria imensamente grata por isso. estou há HORAS lendo, relendo e tentando desenvolver um projeto de saúde pública e não tenho nem uma página de produção. mas PORRA, como assim saúde pública se a saúde do meu órgão oco se reduz a simplesmente estável. mas a parte boa de ser totalmente desprovida de uma capacidade de concentração é que agora eu entendo porque alguma coisa aqui dentro de mim soa um eco imenso (ou intenso). "o coração é um órgão muscular oco." OCO, minha gente. taí a minha explicação. não devo ser a primeira a ter vontade de inundá-lo com alguma coisa que o faça abandonar essa característica fisiológica e absolutamente psicológica. talvez aí resida também a explicão da minha irresponsabilidade com os sentimentos alheios: minha válvula  mitral deve estar funcionamento muito bem, e o meu "sangue" só tem uma direção. parece que essa coisa que enche o peito da gente só chega até mim numa única direção e nunca sequer consegui ver a proporção inversa. "hoje eu queria alguma coisa que continuasse", mas quero alguma coisa que sai de mim e volte pra mim. é pedir muito? domingo é dia de clichês, bebê. [ops, hoje não é domingo (!) posso morrer, então? ou só continuar no caminho sem fim da saúde pública? SUS, wait for me.]


0 comentários:

 

Blog Template by YummyLolly.com - RSS icons by ComingUpForAir